XV Seminário sobre Representação Temática da Informação aborda indexação e inteligência artificial
No dia 15 de janeiro de 2026, o Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) sedia, das 14h às 18h30, o XV Seminário sobre Representação Temática da Informação (XV SERTINF). O evento é presencial, gratuito e aberto ao público e acontece no Auditório Rachel de Queiroz – Bloco Ícaro de Sousa (Av. da Universidade, 2762). As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online ou presencialmente, no dia do evento.
O XV Seminário sobre Representação Temática da Informação (SERTINF) tem como objetivo promover a troca de experiências, a divulgação de temáticas pertinentes à área e estimular o debate científico entre pesquisadores, docentes, discentes, profissionais da Ciência da Informação e o público em geral.
O XV SERTINF é organizado pela turma do quarto semestre do Curso de Biblioteconomia e pelo Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação (GPRI/UFC/CNPq). O seminário conta com a parceria da Coordenação do Curso de Biblioteconomia, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Sistema de Bibliotecas da UFC, além do apoio do Centro de Humanidades.
As palestras do XV SERTINF abordam as seguintes temáticas: representação e a organização da informação imagética, vídeos no âmbito das bibliotecas, bem como indexação de documentos arquivísticos e indexação de obras estético-literárias.
A programação começa às 14h, com abertura e apresentação artística. Na sequência, às 14h30, a bibliotecária Clemilda dos Santos Sousa, mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior e coordenadora de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência do Sistema de Bibliotecas da UFC, abordará a temática Indexação de obras em braile.
Em seguida, das 15h às 15h30, Sandra Rafaela Batista da Silva, bibliotecária, mestre e doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE), trará reflexões sobre a indexação de obras estético-literárias. Das 15h30 às 16h, Edvander Pires, bibliotecário da UFC, mestre em Ciência da Informação e servidor da Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC, apresentará a temática Indexação de vídeos e fotografias.
Das 16h às 16h30, Maria Tayná Ladislau Rangel, arquivista do Arquivo Público do Estado da Paraíba, mestra e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, trará reflexões sobre Inteligência Artificial na indexação de documentos arquivísticos manuscritos, seguida de debates e encerramento.
O certificado de ouvinte será disponibilizado mediante credenciamento no dia do evento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram (@ufc.sertinf) ou pelo e-mail: semináriossertinf@gmail.com