XI Seminário de Representação Temática da Informação (SERTINF)

Estão abertas as inscrições para o XI Seminário sobre Representação Temática da Informação (SERTINF), que será realizado no dia 11 de dezembro, das 14h às 18h30min, no Auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade, 2762 – Benfica).

O XI SERTINF é organizado pelos estudantes do quarto semestre de Biblioteconomia e pelo Grupo de Pesquisa em Representação da Informação (GPRI). O evento, gratuito e aberto ao público, conta com o apoio do Departamento de Ciências da Informação, do Curso de Biblioteconomia, do Centro de Humanidades, da Biblioteca Universitária e da Biblioteca de Ciências Humanas.

Os participantes do XI SERTINF terão a oportunidade de acompanhar palestras que englobam diferentes aspectos sobre representação e organização da informação no âmbito das bibliotecas, museus, editoras e da preservação digital. Aqueles que não puderem ou não conseguirem realizar sua inscrição pelo formulário eletrônico, poderão realizá-la no momento do evento. Confira a programação:

14h – Abertura (boas-vindas)

14h15min às 14h55min – Representação indexical e organização da documentação em braile
Por Camila Regina de Oliveira Rabelo (Bibliotecária, mestra em Ciência da Informação pela UFC e responsável pelo Setor de Processamento Técnico da Biblioteca Pública – BECE) e Igor Peixoto T. Girão (Bibliotecário, mestre em Ciência da Informação pela UFC e responsável pelo setor de Leitura Acessível da Biblioteca Pública – BECE).

14h55min às 15h25min – Indexação de periódicos científicos
Por Juliana Soares Lima (Bibliotecária, mestra em Ciência da Informação pela UFC e chefe da Seção de Planejamento Bibliotecário).

15h25min às 15h55min – Acervos especiais: desafios na indexação da Coleção Marly Mariano e Thomaz Farkes do MIS
Por Leilane Lucena (Bibliotecária, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos e responsável pela área de Acervo e Pesquisa do Museu da Imagem e do Som do Ceará).

15h55min às 16h25min – A atuação do bibliotecário iconógrafo para a qualidade das publicações editoriais
Por Karoline Gomes de Sousa (Bibliotecária e mestranda em Ciência da Informação pela UFC)

16h25min às 16h55min – Experiência de Preservação Digital
Por Walciney dos Anjos Almeida (Técnico de TI do Centro de Humanidades da UFC)

16h55min às 17h30min – Debate

17h30min – Lançamento do livro “Representação da Informação e Tecnologias Digitais em tempo de Desinformação”
Coletânea organizada pelas professoras Virginia Bentes Pinto e Odete Mayra Mesquita Sales.

18h – Encerramento do evento

Para maiores informações, acompanhe o perfil do XI SERTINF no Instagram.

11/12/2023 de 14:00 até 18:30
segundosertinf@gmail.com