- Este evento já passou.
XI Memórias de Baobá
O Núcleo de Africanidades Cearenses (NACe), projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC) realiza, de 7 a 9 de dezembro, o XI Memórias de Baobá, com o tema Ancestralidade, Pretagogia e Antirracismo na educação: vozes-mulheres semeando o esperançar.
Nesta edição, o evento reflete sobre o legado de nossas Yabás epistemológicas, mulheres negras e indígenas que preservam a Ancestralidade e educam buscando a atualização desses ensinamentos no dia a dia – nas cidades, aldeias, quilombos e em espaços institucionais como escolas e universidades, lugares de poder antes inalcançáveis.
Após 20 anos da lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país, e pouco mais de uma década após a adoção das cotas nas universidades, exigimos mais avanço nas políticas de permanência e na reformulação dos currículos escolares e universitários rumo à incorporação de pedagogias afrorreferenciadas, como a Pretagogia. São essas vozes femininas que nos orientam e dão força para seguir lutando e gestando o futuro, sem desconectar da Anterioridade.
As atividades do evento acontecerão no Passeio Público (Praça dos Mártires – Centro), sob a sombra do baobá centenário, na FACED (Rua Waldery Uchôa, 01 – Benfica) e no Quilombo Cercadão dos Dicetas, em Caucaia.
Os interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no perfil do NACe no Instagram.