UFC sedia III Simpósio de Literatura Cearense com foco no fantástico, horror e ficção científica
O Grupo de Pesquisa Literatura Cearense Comparada, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da FUNCAP, anuncia com entusiasmo o III Simpósio de Literatura Cearense: do ignoto ao fantástico no Ceará, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro, em formato híbrido.
Com atividades presenciais no Campus do Benfica (bloco Rachel de Queiroz – CH2), o evento reunirá palestras, mesas de debate e comunicações dedicadas ao estudo, à divulgação e ao debate sobre a literatura de horror, terror, fantástica, gótica e de ficção científica produzida por escritoras e escritores cearenses. O simpósio busca promover um espaço de reflexão sobre a produção literária especulativa local, seus caminhos, tradições e desafios contemporâneos.
A data escolhida para o evento coincide com a comemoração do Dia da Literatura Cearense (17 de novembro), instituído pela Lei Estadual nº 13.411/2003, em homenagem ao nascimento de Rachel de Queiroz, autora do clássico O Quinze (1930).
Nesta edição, o simpósio presta homenagens a importantes marcos e figuras da literatura cearense: os 170 anos de Emília Freitas (1855-1908), escritora abolicionista e republicana pioneira na literatura fantástica brasileira; os 160 anos de publicação de Iracema, de José de Alencar; os 160 anos de Lendas e Canções Populares, de Juvenal Galeno; e os 130 anos de O Bom-Crioulo e Cartas Literárias, de Adolfo Caminha.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário neste link. O evento oferece 150 vagas e certificação de 20 horas.
SERVIÇO
Quando: 17 e 18/11/2025.
Onde: Rachel de Queiroz –CH2 UFC (Campus Benfica, Fortaleza)
Vagas: 150. Certificado: carga horária de 20 horas.
Organização: Grupo de Pesquisa em Literatura Cearense Comparada-UFC
Informações: entrelugar.literaturacearense@gmail.com
https://www.instagram.com/literatura.cearense.comparada/
SITE: https://charlesribeiroletras.wixsite.com/livrosehqs/literatura-cearense