- Este evento já passou.
UFC sedia 2ª Mostra Mercosul Audiovisual em Fortaleza; exibição acontece no Campus do Pici
A Universidade Federal do Ceará foi selecionada como ponto de exibição da 2ª Mostra Mercosul Audiovisual, por meio da ação de extensão Trabalho no Cinema. O evento acontecerá no dia 5 de dezembro, às 14h, na Sala DS221 do Instituto de Cultura e Arte (ICA) no Campus do Pici. A entrada é gratuita.
A 2ª Mostra Mercosul Audiovisual é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e da Reunião Especializada de Autoridades
Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam/ANCINE). Nesta edição, reúne 12 curtas-metragens de cinco países, reforçando a integração cultural e o olhar das novas gerações sobre o território latino-americano. Com o tema “Territórios e Paisagens em Transformação”, a Mostra está presente em 367 pontos culturais, distribuídos por 250 municípios de todos os estados brasileiros e, em Fortaleza, terá exibição exclusiva na UFC.
A iniciativa internacional celebra a diversidade cultural e o diálogo entre memórias, identidades e transformações sociais da América Latina. A seleção dos pontos de exibição ocorreu via edital, que contemplou cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, centros educativos urbanos (CEUs) da Cultura, museus, associações, movimentos sociais, unidades socioeducativas, salas verdes e espaços do circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Entre os selecionados, está a ação Trabalho no Cinema, vinculada à UFC.
“Trazer a Mostra Mercosul para a UFC reafirma nosso pertencimento à América Latina e às suas memórias, lutas e imaginações compartilhadas. Ao abrir a universidade para esse diálogo continental, ampliamos o acesso ao cinema e fortalecemos uma visão comum de futuro. O ‘Trabalho no Cinema’ se orgulha de ser essa ponte que conecta povos pelo olhar vibrante das novas gerações do audiovisual latino-americano.” explica o professor Paulo Carvalho, coordenador da ação Trabalho no Cinema.
Duas sessões, múltiplos olhares
A Mostra está organizada em duas sessões: uma destinada ao público infantil e outra ao público geral, articulando narrativas que atravessam experiências, paisagens, lutas comunitárias, ancestralidade e formas de reinvenção do território.
Sessão 1 — Infantil
A Menina e o Mar (Gabriel Mellin, Brasil, 18’, 2022)
No Están Solos II (Matias Maciel, Paraguai, 3’, 2024)
Casa na Árvore (Guilherme Lepca, Brasil, 8’, 2024)
El Intronauta (Jose Arboleda, Colômbia, 16’, 2020)
De Onde Você É? (Juan Cristiani, Uruguai, 2’30”, 2023)
Os Macarus (Julia Vellutini e Mateus de Jesus, Brasil, 7’, 2023)
Sessão 2 — Público geral
Dois Riachões: Cacau e Liberdade (Fellipe Abreu e Patrícia Moll, Brasil, 11’, 2021)
Keradó (Andrés Castillo e Diego Castillo, Colômbia, 15’, 2022)
Mita’i Churi (Elian Guerin, Argentina/Paraguai, 6’, 2024)
La Tierra Sin Mal (Sebastián Vecchione, Argentina, 9’30”, 2023)
Luthier (Carlos Gonzalez Penagos, Colômbia, 12’24”, 2023)
Movimentos Migratórios (Rogério Cathalá, Brasil, 14’, 2024)
Integração audiovisual latino-americana
A Mostra integra os esforços de cooperação cultural entre os países do Mercosul e, nesta edição, conta com a Presidência Pro Tempore do Brasil, que tem fortalecido ações de circulação audiovisual na região.
“A Mostra Mercosul é um espaço de encontro e partilha entre diferentes olhares da América Latina. Essas produções refletem nossas transformações, nossas memórias e a potência das novas gerações de realizadores”, afirma Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do MinC.
Para Thay Limeira, chefe da Divisão de Promoção à Rede Cineclubista e Educação da SAV, “levar esses filmes a cineclubes, pontos de cultura, escolas, bibliotecas, centros culturais e outros espaços comunitários é fortalecer o direito de acesso ao cinema e à diversidade cultural, ampliando as possibilidades de formação de público e de diálogo entre os povos”.
SERVIÇO
2ª Mostra Mercosul Audiovisual — Exibição na UFC
Data: 5 de dezembro de 2025, às 14h
Local: Instituto de Cultura e Arte (ICA) – Sala DS221
Entrada: Gratuita
Mais informações: @trabalhonocinema