
- Este evento já passou.
SONU XXI promove simulação de debates e abre inscrições para estudantes em Fortaleza

Nos dias 2 a 5 de outubro, será realizada a 21ª edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU XXI). O evento tem como objetivo promover debates sobre diplomacia e geopolítica mundial, por meio de simulações de comitês multilaterais inspirados no modelo da ONU. As inscrições são limitadas e estarão abertas a partir desta sexta-feira, 22 de agosto no portal do evento.
Aberto a estudantes universitários e do ensino médio, o encontro será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e proporciona uma experiência imersiva no universo das simulações. A iniciativa estimula o estudo e a pesquisa em áreas como Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, além de incentivar debates históricos, a resolução de problemas e o desenvolvimento da capacidade de argumentação.
Nesta edição, os interessados poderão escolher entre os seguintes comitês simulados:
-
Israel vs. Palestina: julgamento de líderes por crimes contra a humanidade (Benjamin Netanyahu e Yahya Sinwar);
-
Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol): combate ao Cartel de Medellín, fundado por Pablo Escobar;
-
Conselho de Segurança da ONU (UNSC): regulação e prevenção de conflitos envolvendo armas nucleares;
-
Gabinete do Presidente Costa e Silva: o ano de 1968 e o Ato Institucional nº 5;
-
Senado Brasileiro: CPMI do Esquema PC Farias e impeachment de Fernando Collor.
- Comitê de Imprensa Internacional: Simulação de veículos de imprensa internacionais por estudantes de ensino superior e do ensino médio.
Diferente de outras iniciativas, na SONU as decisões finais dos comitês podem divergir do que ocorreu na realidade histórica, conferindo aos participantes maior autonomia no processo decisório.
SOBRE O PROJETO
Em 2004, um grupo de estudantes, após cursarem a disciplina de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), decidiram recriar o ambiente da maior organização mundial, a ONU, simulando a comissão de direitos humanos. Assim, em dezembro do mesmo ano, nasce a SONU, o primeiro modelo a simular organismos internacionais no estado do Ceará.
O programa é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Para mais informações visite: https://www.sonu.com.br/