Seminário “A Ciência e o cuidado com a vida: o projeto de mineração de urânio e fosfato em Santa Quitéria/CE”
O Núcleo Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) promovem, no dia 5 de dezembro, a IV Jornada Antinuclear do Ceará. O evento tem como objetivo publicizar e fortalecer a produção científica das universidades públicas em torno do projeto de mineração de urânio e fosfato em Santa Quitéria/CE, fomentando trocas interdisciplinares entre pesquisadores e facilitando o acesso de instituições públicas e da sociedade em geral a informações qualificadas sobre os impactos do projeto.
Desenvolvido desde os anos 1980 pelas Indústrias Nucleares do Brasil, o projeto de mineração se justificaria pela demanda de energia elétrica a partir do urânio e de fertilizantes químicos e ração animal fosfatada. Encontra-se na sua quarta tentativa de obtenção da licença ambiental e vem sendo alvo de controvérsias em torno de seus impactos sobre a saúde humana e a sociobiodiversidade, entre outros, que alimentam a resistência dos diferentes povos indígenas, comunidades tradicionais e camponesas, além de moradores dos núcleos urbanos afetados.
Estas dimensões serão abordadas e debatidas no Seminário, a partir da apresentação de pesquisas e pareceres elaborados por pesquisadores acadêmicos.
Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição. Serão fornecidos certificado de horas complementares aos participantes.
PROGRAMAÇÃO (05/12):
14h – Momento cultural
14h15 – Mesa de Abertura
Coordenação: ADUFC
Participantes: Reitor da UFC, Reitor da UECE, representante da Articulação Antinuclear do Ceará e representante da Articulação Antinuclear Brasileira
15h – O projeto de mineração de urânio e fosfato em Santa Quitéria/CE e suas consequências para a vida
Coordenação: Prof.ª Talita Montezuma Furtado (UFC)
Participantes: Prof. Jeovah Meireles (UFC), Prof.ª Iara Santana Fraga (UECE), Prof. Rafael Dias (Núcleo Tramas/UFC) e Prof. Emerson Ferreira (UEVA)
Informes sobre pesquisas em desenvolvimento: Prof.ª Maxmiria Holanda (UFC) e Prof.ª Luana Viana (UFC)
17h – Debate
18h – Leitura da carta e encerramento