- Este evento já passou.
Sábado no MAUC – Encerramento da exposição Descartes Griô Profeta
Neste sábado (7), o Museu de Arte da UFC (MAUC) encerra a exposição Descartes Griô Profeta de um modo bem especial: fazendo tudo vibrar ao som dos Acadêmicos da Casa Caiada! O grupo homenageará Descartes Gadelha, que também é músico e compositor em grupos de maracatu, e apresentará uma versão de seu novo trabalho. Confira todas as atividades do dia:
Acadêmicos da Casa Caiada no MAUC
O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, vinculado ao Curso de Licenciatura em Música da UFC, se apresenta às 10h, sob a coordenação da Prof.ª Catherine Furtado. O espetáculo marca o encerramento da mostra Descartes Griô Profeta.
O público poderá conferir também a exposição Balbucio 20, que seguirá em cartaz, e as exibições permanentes do museu: Sala dos artistas cearenses (Raimundo Cela, Aldemir Martins e Antônio Bandeira), Sala de Cultura Popular e Sala especial – Artistas mulheres no MAUC.
Sessão de Desenho com Modelo Vivo – Temática Infância
A proposta desta edição da oficina é levar a Semana da Infância 2023 para a Sessão de Desenho com Modelo Vivo, proporcionando um momento de descontração aos participantes e que os estimule a recordar as boas memórias da época de criança. Na ocasião, serão usados objetos e poses que remetam a essa temática.
Horário: 10h às 12h
Mediação: Joana Cláudia Teixeira da Silva
Público-alvo: Desenhistas acima de 16 anos, com nível médio a avançado em figura humana
Número de vagas: 20
Oficina de Brinquedos e culturas ancestrais – Confecção do Mancala
A Semana da Infância no MAUC tem início com a Oficina de Brinquedos e culturas ancestrais – Confecção do Mancala, que será voltada para crianças de 8 a 12 anos. A atividade tem como propósito apresentar os aspectos sócio-históricos da cultura africana em diáspora e suas contribuições para as manifestações culturais brasileiras, refletindo sobre a proximidade entre diferentes povos. Em seguida, as crianças irão confeccionar o Mancala (com a orientação e auxílio de profissionais do museu), jogo africano de aproximadamente 7 mil anos, considerado o primogênito de todos os jogos de tabuleiro.
Horário: 10h às 12h
Mediação: Assis Alves da Silva e Rayssa Rodrigues Cavalcante
Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos
Número de vagas: 15
Materiais (de responsabilidade dos participantes): caixa de ovos com pelo menos doze cavas; copos descartáveis; grãos de feijão ou pedrinhas pequenas; fitas; tintas para colorir; amor e muito afeto!