- Este evento já passou.
Projeto Ciclo Painter
O Ciclo Painter é um projeto que se fundamenta conceitualmente na filosofia de Hegel, incluindo pessoas com deficiência e artistas visuais como agentes da produção artística. Nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, uma obra visual será criada pelos servidores técnico-administrativos da UFC Carlos Bond e Abel Souza, ambos cadeirantes, e pelos artistas visuais Claudio Silva e Antônio Rocha. A produção terá início às 15h, no Hall de entrada do Instituto de Cultura e Arte (ICA), localizado no Campus do Pici.
O projeto Ciclo Painter concebeu e viabilizou um dispositivo 3D, a ser instalado nas cadeiras de rodas, que libera até cinco cores de tinta líquida, que serão despejadas sobre um tecido de grandes proporções disposto no chão, criando uma obra abstrata. A cadeira de rodas ocupará, portanto, o papel do pincel, obedecendo aos comandos de movimento do artista. O dispositivo 3D foi batizado de Prisma de Goethe, em homenagem a Johanna Wolfgang von Goethe.
Claudio Silva, autor do Ciclo Painter, e o Prof. Rodrygo Rocha Macedo, orientador da pesquisa que deu origem ao projeto, explicam que o estudo leva à prática produtiva a perspectiva de Friedrich Hegel na obra Fenomenologia do Espírito, no que diz respeito à expressão e elaboração da arte: “uma atividade livre em essência, que não pode ser restrita a apenas um sentido humano, mas expressa em todas as possibilidades sensoriais”. O projeto também se ampara conceitualmente na discussão que desloca o tema do belo artístico para o âmbito da percepção, a partir da perspectiva do filósofo Alexander Baumgarten em sua obra Aesthetica, definida por “ciência do conhecimento sensitivo”.
O Projeto Ciclo Painter foi contemplado no XII Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult-CE.