Palestra “Padaria Espiritual: memória, história e carnaval”

Os 131 anos de um dos movimentos literários mais influentes da literatura cearense serão celebrados na próxima quarta-feira (21), com a palestra “Padaria Espiritual: memória, história e carnaval”. A iniciativa integra a programação dos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) e terá início às 18h, no Auditório José Albano, localizado na Área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica). O evento contará com a presença de José Alberto Ponciano Filho, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE) e João Batista Gonçalves, professor do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Movimento artístico liderado por Antônio Sales, a Padaria Espiritual teve duas fases: a primeira, que se caracterizou pela pilhéria, excentricidade e pelo espírito de troça; e a segunda, que apresentou maior seriedade e engajamento social em torno dos trabalhos da tertúlia literária cearense, conforme destaca Leonardo Mota no livro A Padaria Espiritual (1938). Na palestra dos ELMC, a Padaria Espiritual será analisada a partir da teoria da carnavalização, formulada pelo filósofo Mikhail Bakhtin, que define o riso, a crítica social e a irreverência como saídas para a superação da crise do homem contemporâneo.

Após as falas, será realizada a apresentação artística Padaria Espiritual: o que é isso?, com o escritor, crítico literário, ativista cultural e professor de filosofia Renato Pessoa; e com o produtor cultural, escritor, documentarista e participante da Temporada de Arte Cearense (TAC), Tiago Lima.

A mediação será feita pelo professor José Carlos Siqueira, do departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). A participação na palestra é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico, ou no horário e local do evento. A atividade contará com emissão de certificado.

CONVIDADOS – João Batista Costa Gonçalves é pós-doutor em Linguística pela UFC. Atua como docente no curso de Letras da UECE, na Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da mesma instituição. Organizou, juntamente com José Ponciano Filho, o livro 130 anos da Padaria Espiritual: história, subversão e humor da agremiação literária cearense (2023), disponível para download gratuito no site da Editora Diálogos.

José Alberto Ponciano Filho é mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE) e integra o Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE). Entre outros trabalhos, é autor do livro O discurso literário em livro didático de língua portuguesa: análise de atividades de leitura (2020), e organizou A literatura cearense em diálogo: múltiplos olhares sobre José Alcides Pinto (2021).

SAIBA MAIS O projeto Encontros Literários Moreira Campos ganhou esse nome em 1994, em homenagem ao seu fundador, quase 10 anos após a criação da atividade. Cadastrado como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de encontros presenciais, lives no canal do projeto no YouTube, em seus perfis no Instagram e Facebook ou ainda pelo podcast do ELMC.

21/06/2023 de 18:00 até 20:30
bolsistasmoreiracampos@gmail.com