- Este evento já passou.
Palestra “Entre a tristeza e a ventura: o poeta José Albano”
O projeto Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) realiza, no dia 5 de julho, às 18h30min, a palestra Entre a tristeza e a ventura: o poeta José Albano, em homenagem ao centenário de falecimento do poeta cearense. O bate-papo será conduzido pelo Prof. Rodrigo Marques (UECE), no Auditório José Albano, localizado na Área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica).
Nascido em Fortaleza, em 12 de abril de 1882, José Albano foi neto do Barão de Aratanha e recebeu uma formação privilegiada, tendo a oportunidade de estudar na Inglaterra, França e Áustria. Morou na Europa no começo do século 20, onde desenvolveu sua poesia e realizou diversas viagens pelo continente. Em vida, a sua obra não obteve grande repercussão do público e foi avaliada como anacrônica.
Em 1948, 25 anos após seu falecimento, o poeta Manuel Bandeira organizou o livro Rimas, uma antologia dos poemas de Albano, em cujo prefácio escreveu: “Para as novas gerações José Albano é apenas um nome (…), apesar do (…) inestimável pecúlio de uma poesia tão rica de sentimento, tão bela e tão pura de forma”. Na palestra, o Prof. Rodrigo Marques, autor do estudo José Albano, autor de Camões, irá apresentar a vida e a obra deste importante personagem da nossa literatura.
A mediação do evento será realizada pelo Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos ELMC. A participação na palestra é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no perfil do projeto no Instagram (@e.l.moreiracampos), ou no horário e local do evento. A atividade contará com emissão de certificado.
PALESTRANTE – Rodrigo de Albuquerque Marques é professor efetivo de literatura da Universidade Estadual do Ceará (unidade Quixadá) e do Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL/UECE). Pós-doutor pelo Programa de Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Letras pela mesma instituição.
Integra o Núcleo de Estudos de Epistolografia Brasileira (USP), o Grupo de Estudos das Transformações Econômicas e Territoriais (UNICAMP) e o Núcleo Antônio Cândido de Estudos de Literatura e Sociedade (UFC), tendo se dedicado à pesquisa e análise do modernismo no Ceará. Possui seis obras publicados: Fazendinha (2005) e O Livro de Marta – bilhetes de amor quebrado (2011), ambos premiados pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará; Antônio Sales – Biografia (2016); Literatura Cearense: outra história (2018); e O Dragão e os pássaros enfurnados (2021). Sua tese de doutorado, A Nação vai à Província: do romantismo ao Modernismo no Ceará, foi premiada como a melhor tese de 2015 na área de Humanas da UFC e publicada em formato de livro em 2018 pelas Edições UFC.
SAIBA MAIS – Criado pelo escritor Moreira Campos (1914-1994) e originalmente chamado de Encontros Literários, o projeto de extensão da UFC promove ações e debates sobre literatura através de eventos presenciais, lives no canal do ELMC no Youtube, em seus perfis no Instagram e Facebook ou ainda pelo podcast do projeto.