
- Este evento já passou.
Palestra “Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro”

A obra de uma das mais célebres escritoras cearenses da atualidade, Tércia Montenegro, será o foco da próxima edição dos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), que acontecerá no dia 30 de agosto, às 18h30min, no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683 – Benfica). O evento é gratuito e contará com o pesquisador Lúcio Flávio Gondim, autor de Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro, acompanhado pelo Prof. Marcelo Magalhães, coordenador dos ELMC.
Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro é um projeto aprovado no XII Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), que transformou em livro a dissertação homônima defendida por Lúcio Flávio Gondim no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPGLetras-UFC).
O texto é o primeiro estudo de fôlego sobre Tércia Montenegro e passeia por quatro livros de contos e participações da autora em coletâneas de narrativas curtas, bem como publicações em veículos de imprensa e revistas literárias. A dissertação destaca cinco eixos de investigação – erotismo, espaço, tempo, gênero e morte – e as análises resultam em leituras multifocais dos contos.
Os interessados em participar da palestra podem se inscrever via formulário eletrônico ou no horário e local do evento. Na ocasião, haverá sorteio de livros, além da emissão de certificado para os presentes.
CONVIDADO – Lúcio Flávio Gondim é artista, especialista em Linguística Aplicada, mestre e doutor em Letras pela UFC. Licenciado em Língua Portuguesa e Espanhola pela mesma instituição, atua como professor da rede estadual de ensino do Ceará. É também colunista do Jornal O Povo e autor dos livros Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro e Salve Rainha.
SAIBA MAIS – Criado pelo escritor Moreira Campos (1914-1994) e originalmente chamado de Encontros Literários, o projeto de extensão da UFC promove ações e debates sobre literatura através de eventos presenciais, lives no canal do ELMC no Youtube, em seus perfis no Instagram e Facebook ou ainda pelo podcast do projeto.