
- Este evento já passou.
Mesa-redonda “José Alcides Pinto, o poeta sem geração”

Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) promovem, nesta quarta-feira (27), às 18h30min, a mesa-redonda José Alcides Pinto, o poeta sem geração, em homenagem ao centenário de nascimento do jornalista, escritor e um dos fundadores do concretismo no Ceará. A atividade será realizada no Auditório José Albano, localizado na Área 1 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2683 – Benfica), e terá como convidados o poeta Léo Prudêncio e o doutorando em Linguística Djavam Damasceno.
Nascido em 10 de setembro de 1923, no município de Santana do Acaraú, José Alcides Pinto formou-se em Jornalismo pela então Universidade do Brasil (atual UFRJ) e em Biblioteconomia pela Biblioteca Nacional. Colaborou com suplementos literários de diversos jornais, como Diário Carioca, O Jornal, Diário de Notícias, Correio da Manhã e a revista Leitura, sendo considerado um dos fundadores do movimento concretista no Ceará. Atuou ainda como professor e recebeu diversos prêmios, destacando-se o Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras (2008).
Sua obra conta com mais de 50 livros entre romances, ensaios, novelas, peças de teatro, contos e poesias. É definido pelos críticos como um autor “maldito”, por não ter se filiado a nenhuma geração. Faleceu em 2008, aos 85 anos.
A mediação da palestra será feita pela professora associada do Departamento de Literatura e da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (PPGLetras – UFC), Ana Márcia Siqueira. A participação na mesa-redonda é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico ou no horário e local do evento.
CONVIDADOS – Léo Prudêncio é poeta e doutorando em Literatura Comparada (PPGLetras – UFC). Entre seus trabalhos mais recentes está o livro de poemas Clitóris de Safo (2022). Djavam Damasceno é poeta, doutorando em Linguística (PPGLetras – UFC) e pesquisa práticas discursivas da poesia experimental da segunda metade do século XX. É autor de duas plaquetes de poesia: Sem Título (2017) e Um pássaro e outros nomes (2023).
SOBRE OS ENCONTROS LITERÁRIOS MOREIRA CAMPOS – Originalmente chamado de Encontros Literários, o projeto de extensão da UFC foi criado em 1985 pelo escritor Moreira Campos e promove ações e debates sobre literatura através de eventos presenciais, lives no canal do ELMC no Youtube, em seus perfis no Instagram e Facebook ou ainda pelo podcast do projeto.