Lançamento do longa “A rebelião dos jangadeiros” (2025) rememora movimento abolicionista no Ceará; exibição acontece na reitoria da UFC
Na sexta-feira, 14 de dezembro, às 18h30, o Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe o lançamento do longa-metragem “A rebelião dos jangadeiros” (2025 | Brasil | 90 min), dirigido por Demitri Túlio e Cinthia Medeiros, com produção da Gavulino Filmes. A exibição é gratuita e aberta ao público.
O longa documental reúne movimento abolicionista liderado por José Francisco do Nascimento, o Dragão do Mar, e outros jangadeiros. Na ocasião, os jangadeiros cearenses recusaram-se a transportar povos escravizados para seus “patrões” no Sul e Sudeste. A partir da greve em 1881, o Ceará transformou-se na “Terra da Luz”, ao abolir a escravidão quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea no Brasil.
O evento, que marcará a abertura do I Novembro Negro da UFC, será seguido de roda de conversa com a presença do diretores do filme e dos pesquisadores Arilson Gomes e Vera Rodrigues, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); e Hilário Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC (PGHIS). A mediação será da professora Rosalina Tavares, da Unilab.
A ação de lançamento é a primeira, de uma calendário colaborativo e descentralizado voltados ao combate ao racismo, celebração da cultura e promoção da igualdade no mês de novembro na UFC. Confira a programação completa (sujeita a alterações).
FICHA TÉCNICA
A rebelião dos jangadeiros
2025 | Brasil | 90 min.
Direção: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio
Roteiro: Cinthia Medeiros e Demitri Túlio
Produção Executiva: Íris Sodré | Gavulino Filmes
Elenco: Adna Oliveira, Marta Aurélia e Sâmylla Costa
O lançamento é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão), Pró-Reitoria de Cultura, Departamento de História da UFC, Trabalho no Cinema (UFC), Grupo de Estudos Caldeirão (UFC), Semana de Comunicação (UFC) e Uniculturas (UNILAB).