
- Este evento já passou.
Lançamento do livro “Parte da história do que vi e vivi no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC”

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) realizará, no dia 18 de março, o lançamento do livro Parte da história do que vi e vivi no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, escrito por João da Costa Neto. Seu Costinha, como é conhecido entre os colegas de universidade, resolveu registrar algumas das muitas histórias que reuniu durante os 50 anos de profissão e passou para o lado de cá do balcão de sua livraria no CAU da UFC. Agora, o livreiro virou também escritor.
Em Parte da história do que vi e vivi no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, João da Costa conta desde as coincidências que já pareciam o unir à universidade até fatos importantes para a fundação e reconhecimento nacional do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, como a medalha de ouro no “Concurso Internacional de Estudantes da Arquitetura”, promovido pela Bienal de São Paulo em 1969. O livro também revela fatos curiosos de um departamento universitário, como os jogos de futebol que aconteciam no espaço onde atualmente se localizam os gabinetes de professores; as festas juninas com participação de estudantes e suas famílias; e o zelador que virou artista. Sim, isto aconteceu com Nogueira, artista primitivista que ganhou notoriedade pintando com as sobras de tintas deixadas pelos acadêmicos após as aulas.
“A Escola de Arquitetura e Urbanismo tem muitas histórias a serem narradas. Contar parte delas já é uma audácia de minha parte. Fica aqui o registro de minhas observações, que refletem o meu orgulho de fazer parte dessa história”, conta João da Costa Neto.