
- Este evento já passou.
Lançamento do e-book “Arte livre: iniciação ao desenho e à pintura para a promoção da saúde – Manual do multiplicador”

O projeto de extensão Escola Arte Livre, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC), em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), lança no próximo domingo (20), às 17h, o e-book Arte livre: iniciação ao desenho e à pintura para a promoção da saúde – Manual do multiplicador. O lançamento será realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), durante uma roda de conversa mediada pelo artista Jeová Siebra.
O projeto Escola de Arte Livre surgiu com o objetivo de promover a saúde mental e humanizar a prática médica, oferecendo cursos e oficinas de arte para um público misto, formado por pacientes de serviços de saúde mental e profissionais ou estudantes da área da saúde. Em uma das últimas edições destes cursos, percebeu-se a necessidade de criar um manual de apoio para profissionais que desejam oferecer atividades de artes visuais em seu serviço de saúde. Este manual contém o passo a passo de um curso de iniciação ao desenho e à pintura, para facilitar a multiplicação do modelo que o projeto tem aperfeiçoado nos últimos anos.
Em suas 148 páginas, o e-book apresenta um rico conteúdo programático, que guiará os alunos por 10 aulas, nas quais aprenderão sobre elementos básicos do desenho e da pintura: linha, forma, luz e sombra, cor, perspectiva, figura humana, figurativo abstrato, técnicas de pintura, curadoria e exposição de trabalhos. Assim, o multiplicador contará com um manual detalhado, ilustrado por imagens das obras de diversos artistas visuais, que gentilmente cederam suas criações para inspirar novos artistas.
Por meio da arte, podemos simbolizar sentimentos e emoções, integrar e exprimir o que não conseguimos elaborar de outra forma. Por essa razão, a arte contribui com vários campos do saber, como a psiquiatria, conforme demonstrado desde os trabalhos de Nise da Silveira. Em 1946, a psiquiatra alagoana criou ateliês de pintura em um hospital carioca, tornando-se a pioneira na utilização da arte como forma de terapia e expressão. Mesmo ainda sendo uma prática pouco utilizada, a arte traz efeitos benéficos já comprovados para a saúde humana.
O livro digital tem organização de Lia Sanders (artista visual, médica e professora de medicina da UFC) e Sebastião de Paula (artista visual e professor do curso de arte do IFCE). Eles também são os coordenadores da Escola de Arte Livre. Angélica Maria Gadelha Guimarães Pompeu, Francisco Ronaldo Ramos Vieira, Lubiana Germana Linhares Aguiar, Maria Euda Barbosa de Sousa, Nycole Arruda Mihaliuc Franco e Veronica Maria Benevides Pedrosa foram os autores responsáveis pelos capítulos.
SERVIÇO:
Lançamento do livro Arte livre: iniciação ao desenho e à pintura para a promoção da saúde – Manual do multiplicador (e-book)
Data: 20 de agosto
Horário: 17h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Av. Barão de Studart, 410 – Meireles
Entrada livre.