- Este evento já passou.
II Seminário sobre Políticas Públicas Baseadas em Evidências no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro
O Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará realizará, nos dias 22 e 23 de novembro, o II Seminário sobre Políticas Públicas Baseadas em Evidências no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro: Interdisciplinaridade e o Legado da Covid-19. O evento, presencial, ocorrerá no auditório da Reitoria. As inscrições já podem ser feitas via formulário eletrônico.
O evento dá continuidade à consolidação de um espaço de discussão científica e de políticas públicas no Brasil sobre o movimento denominado evidence-based no Sistema de Justiça Criminal (SJC) – segurança pública, justiça criminal e execução penal ou prisional, iniciado em 2020. Os organizadores informam que este ano o seminário tem como tema a questão da covid 19 e seus rebatimentos interdisciplinares sobre esse movimento, considerado “o maior experimento criminológico da história”, uma vez que trouxe mudanças profundas em praticamente todas as dimensões da experiência humana.
A proposta é fazer o seminário ser um momento de a comunidade evidence-based do país tomar conhecimento dos impactos da covid 19 no seu Sistema de Justiça Criminal e no de outros países, ampliando a possibilidade de incorporar essa perspectiva nas suas gestões e nas suas análises científicas, com a expectativa de poder influenciar de maneira positiva e concreta as agendas públicas da nova geração de governadores e do presidente da República que serão implementadas a partir de janeiro de 2023.
A programação traz participações ilustres, como a da ativista cearense Maria da Penha (inspiradora da Lei Federal nº 11.340/06 e fundadora do Instituto Maria da Penha) e a de um dos mais renomados criminologistas do mundo, o Prof. Lawrence Sherman, do Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge, do Reino Unido.
O evento tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais do Sistema de Justiça Criminal.