
- Este evento já passou.
Cursos: II Escola Internacional de Bioestatística e Formação de Cientistas

A Escola Internacional de Bioestatística e Formação de Cientistas, iniciativa realizada desde 2018 em parceria com o Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) da Universidade Federal do Ceará, ofertará três cursos com foco na área de bioestatística, de 28 de novembro a 16 de dezembro, todos com carga horária de 40 horas:
Introduction to Biostatistical Analysis – Prof. Adelin Albert (University of Liège);
Multivariate Statistical Analysis – Prof. Adelin Albert (University of Liège);
e Survival Analysis – Prof. Hein Putter (Leiden University).
Além deles, será ofertado o minicurso em Software R, ministrado por Brazil Junior, que fará parte dos três cursos.
Os participantes devem ter feito algum curso ou disciplina de introdução à estatística ou bioestatística anteriormente na graduação ou na pós-graduação. Participar de um programa de pesquisa ou análise de dados institucionais não faz parte do pré-requisito, mas é preferencial.
As atividades serão realizadas no salão principal do Centro de Convivência da UFC (Av. Mister Hull, s/n – Campus do Pici). Os interessados devem entrar em contato com Elizabeth Schulz para realizar sua inscrição: eliz.schulz@gmail.com (e-mail) ou +49 176 4961-5488 (WhatsApp). Para mais informações, acesse o link.
A Escola Internacional de Bioestatística e Formação de Cientistas visa promover o ensino da estatística e bioestatística, do nível médio ao avançado, por meio de cursos com professores estrangeiros de elevada expertise científica. É destinada a estudantes de graduação e profissionais envolvidos em pesquisa clínica e/ou pesquisa básica em ciências da saúde e estatística/bioestatística, bem como nas áreas de ciências biológicas, veterinárias, agrárias e computacionais, engenharias, economias, bioquímicas ou outros campos do conhecimento que utilizem dados estatísticos como metodologia de produção científica.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (PRPPG), possibilitando a oferta gratuita de todos os cursos. Os alunos devem levar notebook e máscara cirúrgica, seguindo as recomendações da SESA.