- Este evento já passou.
Hackathon Inovando UFC (inscrições)
Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para a segunda edição do Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC, promovido pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará.
Lançado no dia 11 de abril, o Hackathon consiste no estímulo à criação de soluções a partir de problemas reais trazidos por distintas unidades da Universidade para serem resolvidos de forma empreendedora e inovadora por integrantes da comunidade acadêmica. Podem participar servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação da UFC, em inscrição individual ou de grupos de até seis pessoas.
O coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, destaca que a realização da iniciativa tem despertado nos estudantes e servidores a cultura de inovação interna na UFC, valorizando e dando oportunidade aos servidores e estudantes de serem “protagonistas no desenvolvimento de projetos institucionais através da criação de soluções inovadoras e factíveis”.
“A edição de 2021 foi o piloto, com muito aprendizado para os participantes e também para a equipe organizadora do programa. Para 2022, implementamos melhorias no formato e requisitos do programa e esperamos que a adesão seja ainda maior, com projetos cada vez mais qualificados. Buscaremos soluções que consigam ser implementadas em curto prazo, para que os participantes consigam visualizar suas entregas até o fim do ano”, completa.
DESAFIO – Para este ano, as soluções a serem idealizadas e desenvolvidas no Hackathon Inovando UFC baseiam-se no seguinte desafio: Como tornar os campi da UFC mais inteligentes? A partir do conceito de Cidades Inteligentes, o desafio busca inovações e/ou melhorias de processos ou serviços existentes na Universidade. Como sugestões, podem ser apresentadas soluções para diferentes questões, como: acessibilidade; experiência do usuário no Restaurante Universitário ou em outros ambientes da Universidade; economia de energia; uso compartilhado de espaços ou equipamentos; ações de sustentabilidade ambiental, social ou econômica, dentre outros.
ETAPAS DO PROGRAMA – Durante o Hackathon, ocorrem atividades de capacitação e de mentoria on-line para que as equipes modelem, de forma conjunta, as propostas de soluções aos desafios institucionais abordados.
Todos os integrantes receberão certificados de participação referente às horas dedicadas às atividades do Hackathon, podendo ser utilizados para progressão por capacitação profissional, no caso de servidores, e como comprovação de atividades complementares, para os estudantes.
A avaliação das propostas será feita pela comissão julgadora do programa, que analisará as apresentações seguindo quatro critérios (funcionalidade, aplicabilidade, eficácia e pitch). Os melhores projetos receberão bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), no valor mensal de R$ 400,00, de junho a dezembro de 2022.
Serão distribuídas até 15 bolsas para execução dos projetos. Além disso, todos os integrantes de projetos aprovados no Hackathon receberão treinamento em Métodos Ágeis, também com certificado de participação.
LINGUAGEM SIMPLES – Buscando democratizar o acesso à informação, outra inovação do programa foi a elaboração do edital utilizando a Linguagem Simples, técnica que visa tornar a comunicação interna e com a sociedade mais fácil de ler e entender, através de documento que evita palavras desnecessárias e linguagem complicada.