
Fortaleza recebe em abril “1st IEEE Latin American Conference on Internet of Things”

A cidade de Fortaleza, Ceará, será palco da 1st IEEE Latin American Conference on Internet of Things (1ª Conferência Latino-Americana de Internet das Coisas) entre os dias 23 e 25 de abril de 2025. O evento se destaca como a primeira edição da série promovida pelo IEEE IoT TC (Technical Community), que visa fortalecer a troca de conhecimentos e a criação de parcerias em torno da inovação tecnológica na área de Internet das Coisas (IoT) na América Latina.
A conferência é uma iniciativa do IEEE IoT TC, uma unidade da IEEE composta por 12 sociedades que abrangem diversas áreas da engenharia e tecnologia. A parceria para esta edição inclui entidades como a Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com a organização a cargo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O evento conta ainda com o apoio de sociedades renomadas do IEEE, como a IEEE ComSoc (Communications Society), IEEE CEDA (Council on Electronic Design Automation), IEEE MTT-S (Microwave Theory & Technology Society), entre outras, que fazem parte da IEEE IoT Technical Community.
O principal objetivo da conferência é criar uma plataforma para o desenvolvimento e compartilhamento de pesquisas e soluções na área de Internet das Coisas, conectando setores tecnológicos e instituições acadêmicas da América Latina. O evento visa também fomentar a criação de redes de colaboração entre universidades, empresas, governos e centros de pesquisa da região.
Programação
O evento contará com palestras internacionais, apresentações de renomados pesquisadores nacionais e sessões técnicas, incluindo apresentações orais e pôsteres de artigos selecionados, além da premiação dos melhores trabalhos. Também incluirá alguns eventos sociais especiais para proporcionar uma experiência inesquecível aos participantes.
Os anais da conferência serão publicados pelo IEEE Xplore, garantindo visibilidade às pesquisas apresentadas.
Para mais informações sobre a conferência, acesse o site oficial do evento.