- Este evento já passou.
Festival das Artes Ser Ver Luz
O Festival das Artes Ser Ver Luz, uma celebração à vida coletiva e à 10ª edição da Mostra AudioVisual Titanzinho, anuncia sua segunda atividade, marcada para este sábado, dia 28 de outubro, com o tema “Comunidade, Cultura e Meio Ambiente”, tópicos presentes no Plano Popular do bairro.
O Festival teve início no dia 30 de setembro e continuará nos meses de outubro (programação completa abaixo), novembro e dezembro. O evento abrange uma variedade de ações que unem cinema, música, poesia, teatro, arte urbana e ações ecológicas, percorrendo o bairro do Farol até a Pracinha São Francisco, trazendo à tona os desejos de florescer e fortalecer o Serviluz.
O Festival propõe reunir as potencialidades culturais, comunitárias e ecológicas – entendidas como uma tessitura de vivências, fazeres e saberes múltiplos, generosos no manejo com a vida e que fazem dela uma expressão de alegria, cuidado, partilha e coletividade. Um encontro que deseja promover experiências multissensoriais que celebram a vida em toda a sua diversidade.
SOBRE A MOSTRA
A Mostra AudioVisual do Titanzinho chega à sua décima edição como um evento colaborativo anual, que destaca as criações e produções sonoras, visuais e audiovisuais feitas no bairro Serviluz por moradores, artistas, estudantes, educadores e pesquisadores. Com uma curadoria ativa que busca produções locais e estabelece diálogos com a comunidade, o evento tem como objetivo promover a circulação dessas produções e fomentar conversas e aprendizados com processos de criação singulares e coletivos, além de experimentações artísticas, políticas e comunitárias.
Ao criar espaços de convivência, promover encontros com diferentes formatos, tecnologias e modos singulares de exibição, a Mostra traz à tona problemas e potencialidades, afirmando o lugar de moradia, a participação comunitária e a produção audiovisual como invenção de memórias do território.
A organização da Mostra envolve o Coletivo AudioVisual do Titanzinho e participantes da pesquisa Cinema In(ter)venções, do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Associação de Moradores e Colaboradores. Para mais informações sobre o Festival Ser Ver Luz, visite o site do LAMUR e acompanhe as redes sociais do laboratório.
PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO (28/10)
15h30min – Oficina “Vamos Florestar”
Uma oficina onde os participantes aprenderão a cultivar mudas e plantá-las pelo bairro, promovendo ações ecológicas importantes.
18h – Exibição de curtas-metragens:
Serão exibidos curtas feitos no bairro e outros filmes escolhidos especialmente para compor a programação, abordando os temas do Festival e da X Mostra AudioVisual do Titanzinho.
19h – Peça “A Verdade a Ver Navios”
Uma representação da linha do tempo dos fatos marcantes da história do Brasil, proporcionando uma reflexão sobre esses momentos cruciais.
Durante as atividades, teremos também a Trupe da Animação, com o Palhaço Sorriso, que promete entreter a todos com suas brincadeiras e trapalhadas.
SAIBA MAIS – O Plano Popular da Zeis Cais do Porto é uma iniciativa da comunidade do Serviluz, inserida dentro desta ZEIS. É uma proposta de organização interna, mas também um dispositivo de resistência contra as constantes ameaças de remoção. É também um grito para que os direitos das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) sejam respeitados e priorizados nas ações governamentais. Não é um produto fim, pois é um processo e como processo deve ser sempre atualizado. As ameaças são contínuas, portanto nossa organização e planejamento também devem ser.