
- Este evento já passou.
Feira do Zé – 2ª edição

A Feira do Zé cresceu e volta a ocupar a Casa de José de Alencar no dia 15 de abril (sábado), a partir de 8h, com literatura, artes plásticas, música, gastronomia, economia solidária, atividades físicas e recreação infantil. A segunda edição da feira vai até o meio-dia, trazendo uma homenagem especial aos povos indígenas do Ceará no mês de afirmação das lutas por direitos e pela existência.
A organização da feira também receberá doação de material escolar para a Associação Pintando o Sete Azul, que promove qualidade de vida para crianças autistas. Com a Feira do Zé, a Casa de José de Alencar, centro cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), busca estreitar essas trocas por meio de um evento que mobiliza as dimensões cidadã, simbólica e econômica da cultura.
A Feira do Zé traz diversas produções socioculturais. A feirinha criativa e gastronômica é o ponto de partida, com empreendedoras/es das comunidades da vizinhança da CJA, projetos sociais e produtos da reforma agrária, orgânicos e sem agrotóxico. Haverá venda de lanches, comidinhas, artesanatos, flores e a oferta de serviços.
Durante todo o evento, o público poderá fazer visitação mediada à Pinacoteca Floriano Teixeira, ao Salão Iracema/Descartes Gadelha, ao Museu Arthur Ramos, às ruínas do Primeiro Engenho a Vapor do Ceará e a outras áreas e equipamentos do espaço. A ‘Casinha’, onde nasceu José de Alencar, está fechada para obras.
No Pé de Livros, crianças e adolescentes terão acesso à cenografia de uma árvore com livros e espaços para leitura com mediação de uma bibliotecária, durante todo o evento. Para as crianças, além de atividades lúdicas e recreação, terão sessão de contação de histórias abordando a cultura afro-brasileira, no museu Arthur Ramos.
A música instrumental de professores/as e jovens aprendizes do Programa do Instituto Jacques Klein deve encantar novamente feirantes e visitantes no espaço da feira criativa com recital de cordas a céu aberto. A feira vai ter ainda roda de capoeira e musicalidade ao pé do berimbau com o Grupo Capoeira Brasil com David Raposa, coordenador do Projeto Capoeira Cidadã na Casa José de Alencar.
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) desenvolve projetos socioambientais, entre os quais o LabInec, que objetiva a inclusão digital de crianças e jovens por meio da oferta de cursos de robótica e de desenvolvimento de APP e jogos digitais. Na Feira do Zé, o Inec vai expor projetos desenvolvidos por estudantes do projeto e fará demonstração com o Projeto “Estoura Balão”, que promove a interação do público.
Haverá ainda atividades de yoga e meditação com a Casa Coletiva Intiwatana, do movimento Nación Pachamama. O grupo também trará vivências latino-americanas, improvisações artísticas, alimentos veganos, mudas de plantas, cosméticos naturais e livros. Na Atividade 60+, do Instituto Ser Amado vai movimentar as pessoas idosas numa sessão de exercícios no pátio externo.
A Associação Cearense dos Orquidófilos (Aceo) terá uma barraquinha de venda e exposição de orquídeas e informações sobre cultivo de plantas. Já a Associação dos Meliponicultores do Ceará irá expor produtos derivados da meliponicultura e informações sobre a criação e a importância ambiental das abelhas nativas.