
- Este evento já passou.
Exposição “O toque de um cearense move a cultura”

O Museu de Arte (MAUC) da Universidade Federal do Ceará abre nesta terça-feira (29), às 13h30min, a exposição interativa O toque de um cearense move a cultura, de Jeferson Falcão, acadêmico do Curso de Jornalismo da UFC e produtor cultural. A mostra, a partir de frames fotográficos, faz parte da Rota dos Sentidos, projeto documental que pretende reforçar a cultura cearense através dos sentidos humanos por meio de intervenções culturais do público em diversos locais no estado do Ceará. A exposição segue até quarta-feira (30).
As fotos são do fotógrafo Deison Ferreira, enquanto Jeferson Falcão assina a direção criativa e de arte da exposição. “A ideia geral é a de que qualquer pessoa pode fazer arte e que o toque dela pode mover a cultura”, afirma o produtor cultural. Ele explica que esta primeira exposição comporá o primeiro episódio do projeto documental de sua autoria e vai focar no sentido do tato, sendo a única a ocorrer em Fortaleza.
A proposta da série “é descentralizar a produção cultural, mostrar que é possível fazer cultura e que existem artistas incríveis em qualquer parte do Estado”, destaca Jeferson. A próxima exposição interativa será em maio, em local e data ainda a ser divulgados.
Jeferson Falcão, ao dar a oportunidade ao público de fazer intervenções artísticas nas obras, declara: “Quero que se vejam como são agentes diretos na construção cultural cearense. Sentimos a cultura em nossas mãos, e desejo que as pessoas expressem isso através de desenhos, rabiscos ou até mesmo o toque nas obras expostas e sintam que o que foi produzido por elas é arte e também merece estar exposto em um museu”.
SERVIÇO:
Exposição “O toque de um cearense move a cultura”
Local: Museu de Arte da UFC (MAUC)
Data: 29 e 30 de março
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada gratuita e aberta ao público (usando máscara)