- Este evento já passou.
Espetáculo “Juro dizer a verdade”
Uma cena. Dois Irmãos. Três cadeiras. Um mito. Uma rejeição. “Juro dizer a verdade” é um ensaio sem fim entre uma atriz e um ator. Mentira. A verdade é que se trata de um ensaio entre dois irmãos, preparando uma cena a partir das figuras de Caim e Abel. Estão diante da força insuperável de um mito. Ou, melhor dizendo, estão diante da força insuperável da verdade. Mas não há reconciliação possível, hoje, entre nós? Ao fim e ao cabo, quem é você: Caim ou Abel?
Neste espetáculo, promovido pela Cia Autorizzzada, ADUFC e pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC, o público é desafiado a refletir sobre estas questões para relacioná-la com o contexto contemporâneo e suas complexas interseções entre arte, religião e política. O teatro, essa máquina artificial, vem, assim, dizer a verdade diante deste país.
O evento acontece no dia 11 de dezembro, das 19h às 20h30, no Hub Cultural Porto Dragão. Para mais informações sobre a apresentação, acompanhe o perfil da Cia. Autorizzzada de Teatro no Instagram.
SOBRE O PROJETO:
Este projeto reúne professores e técnicos do Instituto de Cultura e Arte da UFC, assim como artistas da cidade de Fortaleza, para a realização de uma montagem teatral inspirada no mito bíblico de Caim e Abel, refletindo sobre a realidade política atual do Brasil. Diante da percepção de que há um entremeado teológico político em curso na vida social nacional, no qual ressoam as profundas feridas histórico-coloniais da nossa sociedade, a Cia. Autorizzzada de Teatro, em uma leitura livre do mito bíblico, assim como do romance Caim, de José Saramago, elabora esta montagem.
“Juro dizer a Verdade” se propõe como um modo de resistência poética que talvez possa abrir outras perspectivas de leitura e ação diante dos meandros político-institucionais do presente social.
FICHA TÉCNICA:
Realização: Cia Autorizzzada e ADUFC
Atuantes: Renata Lemes e Tiago Fortes
Direção: Hector Briones
Dramaturgia: Rafael Barbosa e Cia. AutoriZZZada de Teatro.
Audiovisual: Gra Dias e Victor Augusto
Trilha sonora: Ayrton Pessoa (BOB)
Iluminação: Walter Façanha
Preparação Corporal: Alda Pessoa
Figurino: Diego Landim
Costura: Lídia dos Anjos
Vestivel branco: Carol Outono
Máscaras: Diego Landim, Kazane e Fernando Otto
Adereços: Diego Landim e Kazane
Produção: Bruna Pessoa
Ass. de Produção: Felipe Feros e Marjorie Martins
Criação Gráfica: Diego Landim Erratica Design.
Concepção: Cia. AutoriZZZada de Teatro
Agradecimentos: Juliana Rangel, Isac Bento, Renata Sampaio, Dario Albuquerque e Cia. Prisma de Artes.