Conferência e lançamento do livro “O laboratório do analista”

O Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, o Laboratório de Psicanálise da UFC e a Diretoria de Cultura e Arte do Ideal Clube promovem, no dia 25 de março, às 10h30min, a conferência e lançamento do livro Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan – Vol. 4: O laboratório do analistacom o Prof. Marco Antônio Coutinho Jorge.

Encerrando a tetralogia Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, este volume aprofunda temas pouco desenvolvidos nos anteriores e enfoca a posição do analista em sua prática: num verdadeiro laboratório. Começando por considerar Sigmund Freud e Leonardo da Vinci, cada um à sua maneira e em seu tempo, como gênios divididos entre ciência e arte, Marco Antônio Coutinho Jorge demonstra diferentes aspectos de dois temas indissociáveis da psicanálise, que põem no primeiro plano o estilo do analista e sua arte: a interpretação e o tópico da duração da sessão a partir de Lacan. Apresenta desenvolvimentos sobre o objeto, o estranho e as fórmulas lacanianas dos quatro discursos, e reflete ainda sobre a contribuição de Thomas Kuhn na epistemologia da ciência, iluminando a prática da psicanálise como a de um cientista em seu laboratório, conhecedor do saber tradicional de sua complexa disciplina e apto a acolher a novidade inédita que emerge a cada sessão na fala de cada paciente. Um encerramento à altura desta coleção que, com clareza, insights, leveza e precisão, revê a construção do edifício da psicanálise, desde suas bases conceituais até o labor do analista em sua clínica.

Os interessados em participar do lançamento devem efetuar sua inscrição até o dia 23 de março, de forma gratuita, nos seguintes locais e horários:

Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza
🗓 Segunda a quinta-feira, das 18h às 20h
📞 (85) 3264 0216

Laboratório de Psicanálise da UFC
🗓 Segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; Terça-feira, das 9h às 12h e das 15h às 17h
📞 (85) 3366 7727

O evento será realizado no Piano Bar do Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381 – Praia de Iracema). Após a conferência com o autor, haverá o coquetel de lançamento do livro.

SAIBA MAIS – Marco Antônio Coutinho Jorge é psicanalista, médico psiquiatra, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor do Corpo Freudiano. Também é membro da Associação de Psicanálise Insistance (Paris/Bruxelas) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris).

Evento com emissão de certificado de participação. Caso ainda haja vagas, as inscrições poderão ser realizadas no dia e no local da conferência, a partir das 10h.

25/03/2023 de 10:30 até 12:30

Ideal Clube