
- Este evento já passou.
Cine Freud – Programação 2024.1

Este evento ainda não possui imagem principal
O Cine Freud, atividade de extensão do projeto Cine Freud, Cultura e Arte, vinculado ao Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará (UFC), retomou suas atividades na última quarta-feira (7), às 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da instituição.
O filme exibido foi “Crimes do Futuro” (Crimes Of The Future / 2022 / David Cronenberg / Grã-Bretanha / 1h47min). Na sequência, houve debate com Caroline D’Ávila, que discutiu o tema “Os rasgos e a beleza interior: o erotismo no interior da carne”.
A atividade, que permanece com inscrições abertas pela Internet, visa à difusão da psicanálise por meio da exibição de filmes seguidos por debates entre psicanalistas convidados e o público.
Confira a programação do semestre 2024.1:
14 de agosto, às 14h
MARCAS DE VIOLÊNCIA [A History of Violence / 2005 / David Cronenberg / Estados Unidos / 1h36min]
Sinopse: Tom Stall (Viggo Mortensen) vive tranquilamente em Millbrook, onde mora com sua esposa, Edie (Maria Bello), e seus dois filhos, até que sua vida muda ao impedir um assalto, matando dois criminosos. Considerado um herói, ele é assediado pela mídia, mas o passado retorna quando Carl Fogarty (Ed Harris) aparece com uma vingança pessoal.
Tema: Violência ou terror?
Conversa com Gilles Garcia
21 de agosto, às 14h
DIAS PERFEITOS [Perfect Days / 2023 / Wim Wenders / Japão / 2h3min]
Sinopse: Hirayama (Koji Yakusho), zelador em Tóquio, vive modestamente, dedicando-se a música, leitura e fotografar árvores. Sua rotina solitária muda com encontros inesperados que revelam um passado oculto. Hirayama enfrenta novos desafios e busca um novo sentido na vida moderna. A solidão e a complexidade das mudanças ao seu redor o forçam a confrontar seu passado.
Tema: Instante e memória: o inconsciente óptico.
Conversa com Priscilla Hadassa
28 de agosto, às 14h
JUDAS E O MESSIAS NEGRO [Judas and the Black Messiah / 2020 / Shaka King / Estados Unidos / 2h6min]
Sinopse: Fred Hampton (Daniel Kaluuya), líder dos Panteras Negras, luta pelos direitos dos negros e atrai a atenção do FBI. William O’Neal (LaKeith Stanfield) é infiltrado no partido, enfrentando dilemas morais entre ser informante e simpatizar com a causa. Ele colabora na conspiração que leva ao assassinato de Hampton, impactando profundamente o movimento dos direitos civis.
Tema: Fanon e os Panteras Negras: a discussão da psicanálise com os movimentos negros.
Conversa com Gustavo Queiroz
Declaração de Participação
O evento emitirá declaração apenas mediante solicitação. O documento é emitido por semestre letivo e cada participação no Cine Freud corresponde a carga horária de 3 horas. A emissão da declaração do semestre em curso ocorre após o final da referida programação, momento em que é contabilizado o total de sessões a que cada participante compareceu. Antes do término do semestre, somente haverá emissão de declarações referentes aos semestres anteriores ou em casos de urgência.
Como solicitar
Os interessados devem enviar a solicitação para o endereço cinefreud@gmail.com, informando seu nome completo e os semestres dos quais participou. Após a verificação das presenças, o documento será confeccionado e enviado para o e-mail do participante.
Sobre o projeto
O Projeto Cine Freud, Cultura e Arte busca promover a interlocução entre arte e psicanálise, articulando a análise dos fenômenos culturais aos processos de subjetivação. Liderado pela Profª Caciana Linhares, ele é uma realização do Laboratório de Psicanálise, núcleo de extensão do Departamento de Psicologia da UFC, coordenado pela Profª Laéria Fontenele.