
- Este evento já passou.
Ciclo de palestras: “Lições de Saramago”

Um dos maiores escritores da língua portuguesa, José Saramago é o homenageado dos Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) com o ciclo de palestras Lições de Saramago. A iniciativa tem como objetivo promover reflexões sobre o legado do escritor português, que completaria 100 anos em 2022. Autor de clássicos como “Ensaio sobre a cegueira”, “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e “O homem duplicado”, Saramago segue até hoje como o único lusófono a receber o Prêmio Nobel de Literatura.
O ciclo teve início no dia 16 de novembro, às 19h, no auditório José Albano (Centro de Humanidades 1). O evento contou com a palestra Lições de Saramago, ministrada pelo Prof. José Leite Júnior, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, Fernângela Diniz, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela mesma instituição, abordou o tema Linguagem e resistência: um percurso na poesia saramaguiana.
O próximo encontro será dia 30 de novembro, no mesmo horário e local, com as palestras Saramago, mestre na vida real e na construção estética, apresentada pela Profª. Vera Lopes, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); e O aprendizado pelo Manual de pintura e caligrafia: tensões da representação literária, com a Profª. Denise Noronha Lima, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Encerrando a programação, no dia 7 de dezembro, será discutido o tema Um ateu tentando salvar o mundo, com o Prof. José Carlos Siqueira, da UFC.
A participação nas palestras é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico, ou presencialmente, no horário da atividade. Todos os participantes receberão certificado.
SAIBA MAIS – Criado pelo escritor Moreira Campos (1914-1994) e originalmente chamado de Encontros Literários, o projeto de extensão da UFC promove ações e debates sobre literatura através de eventos presenciais, lives no canal do ELMC no Youtube, em seus perfis no Instagram e Facebook ou ainda pelo podcast do projeto.