5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
Com um caloroso abraço, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) convida para o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), de 3 a 6 de novembro, no Centro de Eventos de Fortaleza. Realizado pela primeira vez em terras alencarinas, o evento contará também com diversas atividades pré-congresso, nos dias 2 e 3 de novembro.
O tema do 5º PPGS traz palavras que traduzem intenções e premissas: “Política, saberes e práticas: resistência e insurgência no enfrentamento das iniquidades em saúde”. O evento acontece em tempos de mais democracia, união de propósitos e reconstrução de políticas sociais, ao mesmo tempo em que ventos neoconservadores e neoliberais seguem tensionando para o individualismo, o autoritarismo, a dominação pela violência e a restrição do papel do Estado.
Tendo em vista os complexos problemas sanitários, sociais, ambientais, climáticos, éticos e institucionais que incidem na saúde da população brasileira, o 5° PPGS busca avançar na formulação de uma visão crítica diante destes desafios, de forma a debater e apontar readequações necessárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) no presente e no futuro.
Olhares e vozes diversas estarão representados neste Congresso, visando o compartilhamento do que se faz no cotidiano e das reflexões advindas de pesquisas e práticas. Queremos um Congresso implicado com a realidade e com a necessidade de quem vive nos territórios deste país, no qual a construção do conhecimento não se desvincula do compromisso ético-político-democrático dos sujeitos e coletivos, trazendo caminhos e propostas concretas para o Brasil.
Ao reconhecer que a academia, a ciência e as instituições reproduzem relações de poder e de vulnerabilização, não mediremos esforços para garantir espaço e valorização das diferentes epistemologias e interconexões disciplinares, muitas vezes oriundas do saber de pessoas cujas vozes têm sido sistematicamente apagadas ou desqualificadas, com direitos humanos e sociais negligenciados, fruto da estratégia de manutenção dos poderes historicamente estabelecidos também na construção de conhecimento.
No 5º PPGS incentivamos a interação entre todas as pessoas engajadas em pesquisa, ensino, gestão e trabalho em saúde. Pessoas de diferentes regiões do país, gerações, gênero, etnias, corpos e histórias de vida e luta.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) aceitou o desafio de sediar a atual edição do Congresso e assim reitera seu compromisso histórico com a Saúde Coletiva, assumindo a responsabilidade de coordenar a Comissão Organizadora Local, composta por representantes governamentais, movimentos sociais e instituições de ensino e pesquisa do Ceará.
A programação completa e informações sobre inscrições podem ser acessadas no site do evento. Convidamos a todos os participantes a embarcarem nesse espírito de enfrentamento das iniquidades em saúde, resistir e, especialmente, insurgir!