- Este evento já passou.
Palestra “História, memória e negacionismos: os desafios éticos do tratamento do passado no presente”
O Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC), do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, completou 40 anos no dia 9 de março. Desde sua fundação, em 1983, o NUDOC passou a figurar no capítulo da história dos arquivos contemporâneos, representado pelos centros de documentação universitários, criados ainda na década de 1970, no âmbito dos cursos de História e Ciências Sociais. Em meio à porosidade da conjuntura que marcou o processo de redemocratização no Brasil, o “direito à memória, à história e ao patrimônio cultural” tornaram-se imperativos na reafirmação do compromisso social das universidades com a construção da cidadania.
Em consonância com os artigos relativos aos direitos à informação e aos direitos culturais da Constituição Cidadã de 1988, os arquivos adentraram no campo do direito, incidindo no protagonismo das universidades na constituição das políticas de memória entrelaçadas ao exercício de (re)escritas de histórias e da proteção do patrimônio documental local e regional.
A singularidade de tais centros, a exemplo do NUDOC, se caracteriza pela promoção de acervos públicos e privados: bibliográfico, hemerográfico, iconográficos e arquivístico (como as cartas e telegramas de Padre Cícero ou a memória dos povos indígenas do Ceará: CDPDH e Missão Tremembé, Cláudio Pereira, história oral), bem como no acolhimento de acervos de pesquisas produzidos pela própria universidade. É preciso destacar que, além da preservação e promoção de acervos valiosos, sua condição de laboratório de pesquisa, ensino e extensão tem sido responsável pela formação do profissional de história no campo do arquivo, da educação e do patrimônio cultural, em perspectiva com o processo de regularização da profissão historiador/a.
Em razão dos 40 anos do NUDOC e de sua importância institucional, o Departamento de História da UFC promoverá, ao longo de 2023, o Seminário NUDOC 40 anos: pelo direito à memória, à história e ao patrimônio, com ações mensais comemorativas. Dando início às atividades, teremos a conferência História, memória e negacionismos: os desafios éticos do tratamento do passado no presente, no dia 29 de março, às 9h, no auditório Raquel de Queiroz (Av. da Universidade, 2762 – Benfica). A palestra será proferida pela Profa. Sônia Meneses, da Universidade Regional do Cariri (URCA).