
- Este evento já passou.
Transientes Hidráulicos em Adutoras

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) realiza nesta sexta-feira (1), às 10h, a palestra “Transientes Hidráulicos em Adutoras”. O evento contará com a participação do professor Marco Aurélio Holanda de Castro (UFC) e será transmitido pelo canal do PPGEA-UFC no YouTube.
A preocupação com a construção e manutenção de sistemas hidráulicos eficientes, capazes de suprir as necessidades da população em termos de vazão e pressão, é um dos principais desafios dos engenheiros responsáveis pelo abastecimento de água nas cidades. Para que isso ocorra de forma correta são criadas redes de distribuição cada vez mais complexas, que dependem da operação adequada de bombas, válvulas, reservatórios, entre outros dispositivos, além do perfeito estado das tubulações.
As manobras realizadas em válvulas, partidas e desligamentos das bombas de recalque, mudanças na demanda e no nível dos reservatórios causam mudanças de estado do escoamento na tubulação. Inicialmente em regime permanente, o escoamento passa por um estado transitório até atingir outro estado permanente de escoamento. Durante este estado transitório ocorrem os chamados transientes hidráulicos.
A palestra, gratuita e aberta a todos os interessados, irá debater a importância de calcular os transientes hidráulicos e suas implicações.
Sobre o palestrante:
Marco Aurélio Holanda de Castro é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1986), M.Sc em Engenharia Civil – Recursos Hídricos pela University of New Hampshire (1990) e Ph.D. em Engenharia pela Drexel University (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa as áreas de métodos numéricos aplicados à Engenharia, hidráulica de sistemas de distribuição de água, sistemas de esgotamento sanitário e adutoras, bem com a área de hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos e elementos sem malha; uso do EPANET e do SWMM para simulação e modelagem hidráulica de redes de distribuição de água; redes de esgotamento sanitário; redes de drenagem e fluxo hídrico subterrâneo; e contaminação de aquíferos.