Carregando Eventos

Centro de Tecnologia promove a Campanha do Laço Branco que busca envolver os homens na luta contra a violência de gênero

GRÁTIS
821348

O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará ações da Campanha do Laço Branco nos dias 3 e 4 de dezembro. O objetivo é sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra as mulheres. Na programação, visita à Casa da Mulher Brasileira e roda de conversa sobre masculinidades. Para participar, é preciso se inscrever por meio do link: https://encurtador.com.br/DOvY

No dia 3/12, haverá visita à Casa da Mulher Brasileira, com saída às 13h do estacionamento do Bloco 710, no Campus do Pici. A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Gerida pela Secretaria das Mulheres, do Governo do Estado do Ceará, a Casa oferece acolhimento e encaminhamento da denúncia de forma especializada, por meio dos órgãos e serviços disponíveis. 

No dia 4/12, às 14h, será realizada a roda de conversa sobre masculinidades, no Bloco 709, 1º andar, no auditório da Engenharia Química, também no Campus do Pici. A conversa terá a participação de Leonardo Ribeiro, arquiteto e urbanista pela UFC, integrante da ONG Ser Ponte, que atua na transferência solidária de renda para famílias chefiadas por mulheres localizadas em territórios vulnerabilizados em Fortaleza.

Os interessados podem se inscrever nas duas atividades ou em apenas uma. A quantidade de vagas para a visita é limitada. Para participar das ações da Campanha do Laço Branco, é preciso se inscrever por meio do link: https://encurtador.com.br/DOvY

ORIGEM – A Campanha do Laço Branco foi criada após o assassinato, por razões de gênero, de 14 mulheres estudantes da Escola Politécnica da Universidade de Montreal (Canadá), que congrega cursos de Engenharia, no dia 6 de dezembro de 1989. O crime ficou conhecido como o “Massacre de Montreal” e mobilizou a opinião pública daquele país, ampliando o debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. 

Um grupo de homens canadenses decidiu se organizar para mostrar repúdio a esse tipo de violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”. Com a adesão de outros países, a campanha foi lançada globalmente pela ONU em 2001, com o objetivo de envolver os homens na luta contra a violência de gênero.

No Brasil, a Lei nº. 11.489/2007 instituiu o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Ceará, foi homologada a Lei Estadual nº. 17.171, de 9 de janeiro de 2020, que visa sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra as mulheres.

Fonte: Núcleo de Orientação Educacional do Centro de Tecnologia


Detalhes

Data e hora:
03/12/2025 de 13:00 até 17:00
E-mail:
noect@ufc.br
Telefone:
(85) 3366 9600

Local

Campus do Pici, blocos 709 e 710
Campus do Pici - Bloco 710
Fortaleza, Ceará 60455-900 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(85) 3366 9600
Nome:
Telefone:
E-mail:

Login


Create an Account!
Esqueceu a Senha?
Registro estpa desabilitado.

Quer fazer login?

Forgot Password?