
Transformando pesquisa em negócio: simpósio aborda spin-offs e conflitos de interesse na UFC

A Pró-reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer), da Universidade Federal do Ceará, realiza, no dia 27 de maio, o simpósio Spin-offs e Conflitos de Interesse, ministrado pela procuradora federal da Advocacia-Geral da União, Diana Azin. O evento acontecerá no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, no Campus do Pici, das 9h às 12h.
As spin-offs são empresas criadas a partir de pesquisas desenvolvidas dentro de universidades ou institutos de ciência e tecnologia, com o objetivo de levar inovações ao mercado. Elas aproximam ciência, tecnologia e empreendedorismo, mas também levantam desafios éticos e jurídicos importantes.
Sob o mote “Como transformar pesquisa em negócio sem esbarrar em conflitos éticos”, o simpósio visa apresentar os marcos normativos, além de apresentar e discutir estudos de caso e boas práticas para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento é gratuito e aberto ao público, tendo como público-alvo profissionais da área de CT&I de empresas públicas e privadas, bem como pesquisadores de instituições de ensino superior.
O evento busca ampliar o entendimento de servidores e pesquisadores da UFC sobre os instrumentos de transferência de tecnologia previstos no Marco Legal de CT&I e sobre as possibilidades legais e institucionais de participação em empreendimentos de base científica vinculados à universidade.
PALESTRANTE – Diana Guimarães Azin é graduada em Direito e mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), além de especialista em Direito Público e em Direito Civil. É procuradora federal da Advocacia-Geral da União, e ocupou diversos cargos na administração pública federal, com destaque para os cargos de secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, assessora especial do ministro da Educação, procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Fortaleza.